quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bichos pedem socorro... e é urgente!

Perto de casa vive uma senhora acolhe cães e gatos (e também papagaios, coelhos...) e dá abrigo às criaturinhas, apesar das condições precaríssimas em todos os sentidos.

Hoje, quando cheguei do trabalho soube que esta senhora se sentiu mal na semana passada e pelo que me disseram, teve um derrame. Está internada em um hospital público e não tenho informações confiáveis de qual é a sua situação, mas que está confusa, não reconhece ninguém e não se sabe qual a possibilidade de melhora. E os bichos? Estão sozinhos, uma vizinha da senhora está tentando cuidar deles mas não tem ajuda suficiente para o tanto que precisa ser feito. Perguntei em que eu poderia ajudar e ela me falou que precisava de qualquer coisa para amenizar a situação dos bichos. De imediato, eu trouxe quatro pacotes grandes de ração, depois outras pessoas trouxeram mais e um grupo da prefeitura trouxe mais um. Não sei em quanto tempo essa quantidade será consumida. Nesse meio tempo, uma outra pessoa veio para tentar limpar o local onde estão os bichos.

Bom... são muitos animais, meio que no chute, por volta de 15 cães e acho que uns 30 gatos dentro de casa, pois não sei quantos estão no quintal dos fundos. Dos cães, quatro são de porte médio para grande e os demais são pequenos. Os cães maiores eu "adotei temporariamente", levei ao veterinário, eles tomaram banho, remédios e foram alimentados. Por enquanto, estão hospedados no canil da clínica. Dos outros cães, vi:
- um que está com algumas lesoes de pele e também nas orelhas
- um deitadinho encolhido, me disseram que tem vários tumores e que está muito mal
- dois muito velhinhos e parecem ser cegos de um dos olhos, ou que tem algum tipo de infecção
- um "descadeirado", que anda com dificuldade
- vários que numa olhada parecem "bem", apenas sujinhos, talvez com pulgas e certamente com vermes e sarna

Dentre os gatos, a situação é dramática... absolutamente todos são "remelentos", todos abatidos e apáticos, miam com nítido sofrimento e parecem muito mal de saúde. Pedi para uma veterinária vê-los e ela foi muito direta - não há o que fazer.

Eu não tive coragem de ver os aminais do quintal, porque me disseram que é um espaço grande e que tem muitos cães.

Então é isso, os bichos pedem socorro e eu preciso de ajuda e não é financeira. As demandas emergenciais são:
- campanha de adoção para os animais em melhor estado
- mobilização para tratar os doentes
- encontrar um local onde esses animais possam ser abrigados, mesmo que temporariamente
- definir a situação dos gatos

Num segundo momento, alguém vai ter que encarar o quintal - eu não sou capaz! E antes que me queimem em praça pública por estar preocupada com os animais e não com a pessoa, tem gente cuidando disso e toda ajuda será muito bem vinda!

Nenhum comentário: