sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mais dois hóspedes temporários

Hoje foi dia de ver o que fazer com os gatos. Falei com uma colega do trabalho e gateira de carteirinha e ela se propos a vir conhecer a situação dos gatos e usar seus contatos para buscar soluções. Como a maioria dos gatos está doente, fomos até uma veterinária conhecida dela e aproveitamos para levar dois gatinhos filhotões para consulta. A escolha foi meio que aleatória, um por ser o mais novo e único sobrevivente da ninhada e o outro por ainda não ser adulto e estar em melhor condição e portanto, mais fácil (ou menos difícil) de ser adotado. Por coincidência, a veterinária já conhecia os animais que estão em risco e as condições de vida deles. Ela medicou os dois gatinhos, que estão com rinotraqueíte e agora eles devem ficar isolados do demais, até que se comece o tratamento em massa.
Amanhã, uma veterinária virá até a casa tentar fazer uma triagem de saúde dos gatos para depois escolher a melhor estratégia de tratamento.
O pessoal está fazendo o possível para manter o local limpo, mas é muito trabalho. Amanhã será dia de mutirão de limpeza e de doação de plantas. Também temos que providenciar telas de proteção para as janelas, para que possam ficar abertas e melhorar a ventilação.
Quanto aos dois filhotões que já começaram o tratamento, preciso urgentemente de um abrigo temporário, eles estão precariamente instalados na sacada do meu apartamento, mas só poderão ficar lá até amanhã pois eu tenho um cão velhinho e dois gatos em casa e é um risco muito grande à saude deles e, por mais que me doa, vou ter que devolver os filhotões :-(
Agora eles estão dormindo, amanhã fotografo e atualizo o post.

Atualização 1: os filhotões comeram!!!! eles estavam fazendo greve de fome porque só dei ração e não restos de comida. Fui ver se eles estavam protegidos do frio, dai o menorzinho veio até a porta da gaiolinha miar pra mim. Eu mexi no pote de água e ele foi lá e bebeu um monte. Dai eu mexi no pote de ração e ele foi e comeu... tadinho, a rinotraqueite está atrapalhando para comer, mas ele brava e heroicamente comeu um monte de ração!

Nenhum comentário: