quarta-feira, 29 de junho de 2011

Essa gatinha nos deu um susto

Ontem quando fui pegar o Afonso (ex-Eleonora) para levar para sua nova casa, uma das cuidadoras me falou que tinha um gato muito mal. Fui ver e era uma gatinha preta e branca, com muita dificuldade respiratória, apática e com a linguinha de fora. Ela me disse também que a gatinha não queria comer. Não tive dúvida: peguei a gatinha e fui voando para a veterinária. 
Apesar de ter recebido tres doses antibiótico injetável nos últimos 10 dias, a gatinha não evoluiu bem da rinotraqueíte. Estava bastante congestionada, focinho entupido por secreções ressecadas, olhos lacrimejantes pelo esforço de respirar  e com o corpo muito mole, mal se sustentava sozinha. 
A veterinária medicou e prescreveu outros remédios para continuar em casa mas daí surgiu o problema: onde deixar essa gatinha, com tanta necessidade de cuidados? Voltar para a casa junto com os demais não era opção e o jeito foi encontrar um lar temporário em tempo récorde... e assim, ganhei mais uma hóspede! 
Apesar da noite difícil, "dormi" sentada ao lado dela, o esforço valeu a pena. Hoje ela amanheceu melhor, ainda bastante debilitada, tive que alimentá-la na boca e dei água com seringa. A surpresa boa foi ver que ela tinha usado a caixa de areia. 
Na hora do almoço, ela estava mais espertinha e, além dos remédios orais, ela fez inalação com soro... não gostou muito não, mas fez bem para a respiração dela.
Acabei de repetir a inalação e dei ração pastosa. Ela comeu pouco mas depois comeu bastante da ração seca e bebeu muita água. Dei os remédios da noite e a coloquei na caminha (ela ganhou uma da veterinária, com cobertorzinho). Fui espiar agora e está dormindo enroladinha. Tomara que tenha uma boa noite de sono e esteja melhor amanhã!

Nenhum comentário: